Diretoria de Governança Corporativa
Em 2019 a gerência de Governança Corporativa foi transformada em Diretoria de Governança Corporativa para a gestão, controle e constante aperfeiçoamento dos processos de governança do Grupo CPFL. Dentre suas responsabilidades, desempenha o papel de Secretaria de Governança nas reuniões do Conselho de Administração, Comitês e Comissões de Assessoramento ao Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva e Assembleias de Acionistas. A Diretoria de Governança Corporativa responde funcionalmente ao Conselho de Administração da CPFL Energia.
A Diretoria opera em várias frentes a fim de garantir que iniciativas sejam adotadas para garantir as melhores práticas de Governança Corporativa visando dar suporte para que a tomada de decisão esteja alinhada à visão estratégica dos acionistas e melhor interesse de todas as partes interessadas, gerando valor a longo prazo e atendendo aos princípios de transparência, isonomia, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
A Diretoria de Governança Corporativa é composta por duas gerências e uma coordenação: Gerência de Governança Corporativa; Gerência de Societário; e Coordenação de Assuntos do Conselho de Administração.
A Gerência de Governança Corporativa endereça os fluxos de governança do Grupo CPFL, com mais de 125 empresas (Holding, subsidiárias e afiliadas), bem como a execução e planejamento das reuniões dos órgãos de governança das empresas do Grupo CPFL (assembleias, reuniões de conselho de administração, reuniões de comitês de assessoramento ao conselho de administração, reuniões de conselho fiscal, reuniões de diretoria), alinhamento de objetivos entre administradores, acionistas e demais públicos de interesse, e atua consultivamente com os executivos do grupo e diferentes departamentos da organização em relação às atividades de Governança Corporativa, visando trazer transparência e plena aplicação das regras de governança em todo o processo decisório.
A Gerência de Societário é responsável por alinhar objetivos e interesses entre acionistas e administradores. Também lidera a implementação de todas as operações societárias do Grupo CPFL e garante que o Grupo, suas subsidiárias e afiliadas estejam em compliance no que tange a tais operações societárias do Grupo, bem como atua de maneira consultiva, visando dar suporte para as demais áreas de negócio e para os administradores. Além disso, também assessora na prestação de contas perante órgãos públicos (CVM, Bolsa de Valores-B3, Juntas Comerciais).
A Coordenação de Assuntos do Conselho de Administração realiza o acompanhamento de temas estratégicos e projetos de interesse do Conselho, bem como monitora a execução e o desenvolvimento dos temas deliberados no Conselho com suporte das áreas de negócio do Grupo CPFL. Como resultado dos trabalhos desenvolvidos, e por meio da apresentação de KPIs, o Conselho conta com uma ferramenta de gestão inovadora no mercado brasileiro que assegura controle, compliance, transparência e responsabilidade corporativa nos processos de governança do Grupo CPFL. Durante o ano de 2023, a Coordenação passou a monitorar também as atividades e o processo de Operações Jurídicas, trabalhando na criação e estruturação de KPIs e relatórios para promover dados estratégicos para a Diretoria.
Você pode encontrar as respostas para suas dúvidas na seção Perguntas Frequentes. Caso sua dúvida não tenha sido esclarecida, clique aqui e entre em contato conosco.