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FAQ ESG

A CPFL Energia tem a oportunidade de atuar não apenas na redução de suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), mas também na geração de energia de fontes renováveis e na oferta de Créditos de Carbono e Certificados de Energia Renovável (I-RECs). Conscientes de nosso papel, nos comprometemos com os objetivos do Acordo de Paris e com a necessidade de limitar o aumento da temperatura média global em 1,5°C, com a consequente redução e neutralização das emissões.

A sustentabilidade está presente na estratégia corporativa da CPFL Energia e integra os processos de tomada de decisão e de investimento. Em 2020, iniciamos a execução da primeira estratégia estruturada no tema, o Plano de Sustentabilidade 2020-2024. Com foco e comprometimento, avançamos no objetivo de impulsionar a transição para um modelo mais sustentável de produção e consumo de energia e com a geração de valor compartilhado com a comunidade e nossa cadeia de valor. Em 2022, considerando os movimentos do mercado e da própria empresa, decidimos avançar ainda mais. Nossa estratégia evoluiu para o Plano ESG 2030, com compromissos públicos mais abrangentes e ambiciosos

O Plano ESG 2030 demonstra diretrizes de atuação para todos os negócios e orienta a realização de investimentos alinhados às tendências globais para o desenvolvimento sustentável. A estrutura do Plano é organizada em quatro pilares e 23 compromissos públicos que devem ser alcançados até 2030. Três deles são focados na descarbonização das nossas operações e diversos outros contribuem para nossa estratégia de enfrentamento às mudanças climáticas. Nosso modelo de negócios possui um perfil de baixas emissões, e assumimos o compromisso de ser carbono neutro a partir de 2025, reduzindo nossas emissões dos escopos 1, 2 e 3 em 35% até 2030. Além disso, vamos gerar energia 100% renovável também até 2030.

Nossas principais fontes de emissões diretas (escopo 1), atualmente, são relacionadas à geração de energia na EPASA (termelétricas movidas a óleo combustível) e plantas de biomassa, consumo de combustível pela frota e supressão de vegetação. Vale dizer que as emissões de GEE provenientes da geração de energia elétrica da EPASA representaram, em 2022, cerca de 17% do Escopo 1 e quase 1% do total de emissões do Grupo CPFL. O despacho é diretamente controlado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), e a CPFL é responsável apenas por sua manutenção e disponibilidade.

Como fontes de emissões indiretas (escopo 2) temos as perdas técnicas em distribuição e transmissão e consumo de energia de nossas instalações.

As emissões de gases de efeito estufa das nossas operações são monitoradas anualmente por meio do nosso Inventário de GEE, produzido de acordo com as orientações do Programa Brasileiro GHG Protocol. Desde 2011, a CPFL Energia possui Selo Ouro por seu inventário em razão das boas práticas de reporte e de gestão no?tema?de emissões. Este instrumento possibilita a identificação de oportunidades para a redução das emissões, como por exemplo, utilização de biocombustíveis e de veículos elétricos nas frotas, e planejamento para redução da supressão vegetal na construção de linhas de transmissão e distribuição.

Ressaltamos outras ações desenvolvidas no âmbito do Plano ESG 2030, que contribuem para mitigar nossas emissões.

  • Oferecemos créditos de carbono, certificados de energia renovável (I-RECs) e outras soluções integradas aos clientes. Tudo isso realizado junto à estratégia para promover e implementar soluções de energia inteligente (smart networks).
  • Trabalhamos na eletrificação da frota técnica operacional e continuaremos os estudos em mobilidade elétrica, iniciados em 2007, para avançarmos ainda mais neste tema.
  • Assumimos o compromisso de avaliar 100% dos fornecedores críticos e atingir 85% dos nossos gastos com empresas que adotem práticas sustentáveis avançadas. Para alcançar esse objetivo, incorporamos, em 2021, o pilar de sustentabilidade na plataforma Supply Base Management (SBM), que monitora os fornecedores estratégicos e críticos da CPFL. Passaram a integrar o monitoramento 11 critérios, distribuídos nas seguintes dimensões: mudanças climáticas, gestão de sustentabilidade e meio ambiente, ecoeficiência e gestão do consumo de recursos (energia, água e materiais) e valor compartilhado e protagonismo.
  • Adicionalmente, temos evoluído na expansão da contabilização das emissões da nossa cadeia de valor, engajando nossos fornecedores em encontros para discutir qualidade, segurança, sustentabilidade, cenários futuros e novos negócios. Estimulamos a troca de experiências e boas práticas por meio da plataforma Rede de Valor e reconhecemos as melhores práticas dos nossos fornecedores com o Prêmio Mais Valor – Categoria Sustentabilidade.
  • Investimos significativamente em expansão, automação, modernização e inovação visando maior eficiência, qualidade e robustez da rede, por meio de tecnologias que minimizam o impacto, a frequência e a duração das interrupções. Nossos sistemas preditivos auxiliam a alocação e o despacho de equipes de campo para os locais mais vulneráveis, agilizando o restabelecimento do fornecimento de energia e reduzindo custos operacionais.

Páginas Relacionadas: Relatório Anual (Pag. 81)

 

O portfólio da CPFL possui uma capacidade instalada total de 4.411 MW, compreendendo:

  • 8 usinas hidrelétricas (1.996 MW)
  • 49 parques eólicos (1.391 MW)
  • 46 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e centrais geradoras hidrelétricas (CGHs) (472 MW)
  • 8 usinas termelétricas a biomassa (370 MW)
  • 2 usinas termelétricas a óleo combustível (182 MW) e
  • 1 usina solar (1 MW).

Com um portfólio composto 96% por fontes renováveis, a CPFL tem um compromisso público de alcançar 100% de fontes renováveis em seu portfólio até 2030. Para atingirmos esse objetivo, estamos trabalhando na desmobilização do complexo de usinas termoelétricas EPASA, além de possuirmos um pipeline de projetos 100% renováveis.

Páginas Relacionadas: Plano ESG 2030, Base Histórica de Dados (Portfólio – Geração), Relatório Anual (Pag. 13), Apresentação Institucional.

 

Atuamos orientados pelos conceitos da economia circular, visando diminuir a quantidade de material descartado e expandindo soluções para a reutilização de equipamentos e reciclagem dos resíduos.

Dentre as iniciativas da companhia, destaca-se a Reformadora de Equipamentos, onde realizamos o processo de recuperação de transformadores e reguladores de nosso sistema de distribuição. Todos os componentes são avaliados para reutilização e materiais que eventualmente não possam mais ser utilizados em nossos equipamentos são destinados a empresas de reciclagem para correta destinação.

Páginas Relacionadas: Relatório Anual (Pag. 98)

 

Para a manutenção de relacionamentos saudáveis e de longo prazo com os fornecedores da CPFL Energia, dispomos de uma gestão com práticas estruturais e robustas, alinhadas aos pilares da sustentabilidade empresarial e ao novo Plano ESG 2030.

Nossa gestão apoia-se na ferramenta Supply Base Management (SBM), que permite a avaliação das empresas mapeadas em aspectos financeiros, de segurança, performance técnica, documental, jurídica, sustentabilidade e de ética, reduzindo a exposição da nossa companhia a riscos operacionais, ambientais e financeiros. Esse indicador é analisado de forma contínua e resulta em uma nota de avaliação dos fornecedores e na construção de planos de ação para melhoria.??

Além disso, trabalhamos continuamente com nossos parceiros para fomentar e impulsionar seu desenvolvimento em aspectos técnicos e em questões relacionadas a temas como segurança, ética e sustentabilidade, através de nossa plataforma “Rede de Valor”, assim como trabalhamos também com reuniões individuais com nossos parceiros para apoiar a melhoria de suas práticas.

Páginas Relacionadas: Relatório Anual (Pag.135)

 

O Nosso Jeito de Ser valoriza a diversidade e respeita as diferenças, por isso, incentivamos a participação de pessoas plurais em nossos processos seletivos, como por exemplo mulheres, pessoas com deficiência (PcD), LGBTQIAP+, pessoas negras e de diferentes gerações e nacionalidades. Possuímos ainda o programa CPFL+DIVERSA, iniciativa que organiza e orienta ações para criar uma rede colaborativa em um ambiente de trabalho livre de preconceitos, de modo a garantir oportunidades para todos os talentos, sem qualquer tipo de segregação ou exclusão.

Reconhecemos nossas conquistas, bem como a necessidade de avançarmos ainda mais e, com este objetivo, realizamos continuamente o mapeamento dos desafios internos relativos à representatividade de diferentes grupos sociais e barreiras culturais, para sermos uma empresa cada vez mais inclusiva. Para isso, a CPFL conta com cinco grupos de afinidade que têm como objetivo criar iniciativas, apontar melhorias e serem multiplicadores da inclusão e equidade dentro da companhia. São eles: Pessoas com Deficiência, Equidade de Gênero, LGBTQIAP+, Pessoas Negras e Gerações.

Páginas Relacionadas: Relatório Anual (Pag. 127), Base Histórica de Dados (Indicadores ESG)

 

O Grupo CPFL atua para gerar e compartilhar valor com todos os seus públicos de relacionamento, sejam eles clientes, acionistas, colaboradores e colaboradoras, fornecedores ou as comunidades locais nas regiões em que estamos inseridos. Trabalhamos com ações e projetos capazes de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dessas populações, sendo parte da solução para os desafios sociais enfrentados.

O Instituto CPFL é a plataforma de investimento social do Grupo CPFL, gerando ações que integram projetos sociais, esportivos e culturais em uma rede única. Com o nosso trabalho, procuramos impactar positivamente as comunidades, sobretudo crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Seguem alguns exemplos de projetos:

  • Café Filosófico CPFL: Desde 2003, em parceria com a TV Cultura, promovemos o Café Filosófico CPFL,?uma das iniciativas de maior relevância e reconhecimento do público. O programa de TV tem como objetivo promover encontros com grandes nomes da filosofia, psicanálise e história, como Monja Coen, Leandro Karnal e Mario Sergio Cortella, gerando debates e reflexões importantes sobre a vida contemporânea. Os encontros são gravados e transmitidos em formato de lives via redes sociais, e depois editados e exibidos na grade da TV Cultura, além de ficarem gravados no canal do Youtube do próprio Café Filosófico.
  • CPFL Jovem Geração: Por meio da nossa frente de desenvolvimento social, CPFL Jovem Geração, contribuímos com a redução dos níveis de vulnerabilidade social nas comunidades em que atuamos, transformando a realidade de crianças e jovens por meio da música, da cultura, da literatura e do esporte. Entre os destaques, temos o Instituto Anelo, que oferece aulas gratuitas de música para mais de 500 jovens em Campinas – SP; o projeto?Carreta Literária, com bibliotecas itinerantes que contam com um acervo de mais de 500 livros, disponíveis às escolas municipais das nossas cidades parceiras;?e o SEMEAR, programa de voluntariado corporativo do Grupo CPFL, que visa?engajar voluntários internos nas ações sociais da Empresa, entre mais de 12?ONGs.
  • A partir de 2022, passamos também a atuar mais diretamente na educação com o projeto?Jovem Geração na Escola.?Realizamos o primeiro edital do programa, cujo montante foi de R$ 2 milhões, visando atrair projetos que possam contribuir com o processo de ensino-aprendizagem de alunos no contraturno escolar.
  • #CircuitoCPFL: É uma frente de alta aderência com as comunidades onde as atividades são desenvolvidas. São apoiadas iniciativas de cultura e esporte, por meio de sessões de cinema ao ar livre e movidas a energia solar, o Cinesolar, além do projeto Roda Brasil, que apresenta um formato de cinema itinerante de alta tecnologia dentro de uma carreta com capacidade para 88 pessoas. São organizadas também etapas de corridas de rua e caminhadas em diversas cidades de São Paulo de do Rio Grande do Sul.

Paralelamente às ações do Instituto CPFL, o Programa de Eficiência Energética (PEE) da CPFL Energia é realizado seguindo as orientações das instruções normativas da ANEEL, beneficiando os clientes de baixa renda nas áreas de concessão das nossas distribuidoras, sobretudo, por meio do Projeto CPFL nos Hospitais. Fundado em 2019 sob o escopo de governança do Programa de Eficiência Energética da CPFL Energia, o projeto CPFL nos Hospitais é uma ação integrada que visa promover eficiência energética e um melhor atendimento à população nos hospitais públicos e filantrópicos. A atuação nesse projeto acontece em três frentes:

  • Eficiência energética: com recursos do PEE, apoiamos os hospitais em diferentes ações de eficiência. Instalamos painéis fotovoltaicos para autogeração de energia, realizamos a troca da iluminação por LED e garantimos o uso de equipamentos mais eficientes, a fim de gerar economia no consumo;
  • Ações sociais: por meio do Instituto CPFL, conduzimos ações voltadas à humanização do atendimento aos pacientes, focando em jogos e atividades lúdicas. Ademais, são desenvolvidas iniciativas para melhoria contínua da infraestrutura e apoio à realização de pesquisas clínicas na área de oncologia;
  • Arrecadações financeiras: a iniciativa Hospitais com + Saúde abre oportunidade para que os clientes possam fazer doações aos hospitais por meio da conta de energia. Desde 2020, foram investidos mais de R$ 203 milhões em ações - o maior volume de recursos direcionados a hospitais dentro do Programa de Eficiência Energética da ANEEL

Finalmente, e com o objetivo de apoiar o desenvolvimento socioeconômico das comunidades e regiões em que estamos inseridos, a CPFL Energia atua com pioneirismo em projetos e iniciativas capazes de promover esses avanços, sempre pautados pelas melhores práticas em sustentabilidade.

Destaque para o Projeto de dessalinização em João Câmara/RN. Inaugurado oficialmente, no dia 16 de fevereiro de 2023, implantamos um sistema de dessalinização de água com tecnologia inédita no Brasil para comunidades indígenas em João Câmara - RN, em parceria com o governo do estado do Rio Grande do Norte. O objetivo do projeto é promover o acesso à água para consumo humano e para a produção, por meio de um modelo que integra inovação tecnológica, fortalecimento de capacidades e gestão comunitária das águas. O potencial é de atender a população de 800 famílias e mais de três mil pessoas de três comunidades locais com predominância indígena, onde a Empresa possui parques eólicos instalados. Atualmente, a produção diária chega aos 80 mil litros de água potável.

Páginas Relacionadas: Relatório Anual (Pag. 138-150), Relacionamento com Comunidades

 

Por meio de uma série de iniciativas e programas internos, buscamos pulverizar a cultura da inovação a todos os stakeholders da Empresa, com foco em aumentar a satisfação do cliente e a eficiência em nossas operações. Os projetos estão interconectados com todas as esferas dos negócios, bem como às principais tendências do mercado, em temas como Telemedição, Automação das Redes, além de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Armazenamento, Eletrificação Urbana, Digitalização e parcerias para o modelo de Campus Sustentável com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Páginas Relacionadas: Plano ESG 2030, Base Histórica de Dados (Indicadores ESG), Relatório Anual (Pag. 89-93)

 

A CPFL Energia adota práticas diferenciadas de governança corporativa, alinhadas com as melhores práticas existentes no Brasil e exterior. A Companhia tem suas ações listadas no segmento do Novo Mercado da B3 S.A. - Brasil, Bolsa e Balcão (B3), que possui o mais alto nível de governança. Desde 2004 como companhia de capital aberto, o modelo de governança corporativa da CPFL Energia e das sociedades controladas se baseia nos princípios da transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Convidamos todos a visitar as páginas relacionadas para encontrar os detalhes sobre Estatutos, Diretrizes, Regimentos e Políticas.

Páginas Relacionadas: Visão Geral de Governança, Estatutos Sociais, Códigos e Políticas, Diretoria, Conselhos e Comitês, Diretoria de Governança Corporativa, Auditoria, Riscos, Compliance e DPO, Informe de Governança, Relatório Anual de Sustentabilidade (Pag. 52)

 

A atuação da CPFL Energia em todos os seus negócios é pautada pelos nossos princípios da ética e transparência, tais princípios são aplicados em nosso dia a dia por meio do Código de Conduta Ética. O Código conta com linguagem inclusiva, diversa e regras claras para orientar as práticas dos colaboradores(as) do Grupo CPFL, além de ratificar o compromisso ético assumido pela Companhia em orientar padrões de condutas para colaboradores(as), fornecedores, clientes e demais públicos de interesses.

A CPFL Energia, possui um Programa de Integridade formalmente estabelecido, que reitera nosso compromisso em conduzir os negócios de forma ética, transparente, e pautada nos mais altos parâmetros de compliance. O Programa está sujeito às Normas Anticorrupção e Antissuborno, dentre as quais destaca-se a Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846, de 1º de agosto de 2013) e seu Decreto Regulamentador nº 11.129, de 11 de julho de 2022, tendo como base os valores e princípios do Grupo CPFL. Em linha com as diretrizes da legislação anticorrupção, a CPFL dispõe de uma Política Anticorrupção Interna.

Como parte da rotina dos colaboradores, a Empresa orienta todos os(as) líderes a realizarem a Conversa Mensal de Integridade (CMI) com seus times, para abordar os principais pilares do programa.

Em 2022, a CPFL Energia foi certificada pela ISO 370001, por estar em linha com a adoção de boas práticas em relação à prevenção de suborno e corrupção, conforme padrão internacionalmente reconhecido, promovendo a melhoria contínua do Programa de Integridade.

O Grupo CPFL dispõe de Canal de Ética gerido por uma empresa externa independente contratada para recebimento de registros éticos (denúncias, consultas e sugestões), assegurando a integridade, confidencialidade das informações e anonimato dos usuários. O Canal de Ética está disponível para todos os públicos de interesse do Grupo, 24 horas por dia, todos os dias do ano e é gerenciado pela empresa Contato Seguro. As formas de contato disponibilizadas são: acesso pelo site; acesso eletrônico pelo e-mail; acesso telefônico (0800 601 8670); e acesso eletrônico pelo aplicativo Contato Seguro. A Empresa proíbe qualquer prática de retaliação contra relatos realizados por denunciantes que, se comprovada, é passível de aplicação de medidas disciplinares.

Páginas Relacionadas: Estatutos Sociais, Códigos e Políticas, Relatório Anual (Pag. 63)

 

A CPFL Energia faz parte das carteiras ESG mais relevantes da B3, a Bolsa de Valores do Brasil, nos índices ISE, ICO2, IDIVERSA e IGC, além de ser avaliada também pelo CDP (Carbon Disclosure Project). Agências estrangeiras, tais como MSCI, FTSE4Good, ISS e Sustainalytics, também dão sua classificação de rating e/ou incluem os papéis CPFE3 em seus índices.

Cabe destacar ainda que a CPFL recebeu a certificação Top Employers pelo quarto ano consecutivo, em 2022, sendo um reconhecimento quanto à excelência nas práticas de Gestão de Pessoas e marca empregadora. É possível encontrar em nosso Relatório Anual os prêmios e reconhecimentos conquistados pela empresa no último ano.

Páginas Relacionadas: Relatório Anual (Pag. 42)

 

O contrato de remuneração variável de todos os Executivos e Executivas da CPFL inclui a meta ESG, composta por submetas relacionadas a quatro frentes:

  • Retenção de talentos, com foco em Presidentes das Subsidiárias, Diretores e Gerentes;
  • Atingimento dos compromissos do Plano ESG 2030 em relação às metas anuais;
  • Desempenho no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3;
  • Diversidade e inclusão com o aumento de mulheres em posições totais, negros em posições totais e pessoas com deficiência em posições totais. Além da meta corporativa ESG, existem metas relativas a temáticas específicas como saúde e segurança, gestão de pessoas, meio ambiente, além da implementação de ações do CCIP, programa de transformação cultural que integra culturas da CPFL Energia e da State Grid, visando o alcance de uma performance de excelência em diversas frentes diretamente relacionadas com temas ESG.?

Páginas Relacionadas: Relatório Anual (Pag. 59)

 

A Companhia, listada no segmento do Novo Mercado da B3, possui o mais alto nível de governança corporativa, cujo modelo se baseia nos princípios da transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. A estrutura da Governança Corporativa da CPFL Energia é composta pela Assembleia Geral, Conselho de Administração, seus Comitês e Comissões, Conselho Fiscal, Diretoria Executiva e Secretaria de Governança. Para mais informações sobre a estrutura de governança corporativa, acesse as nossas Diretrizes. The Company, listed on the Novo Mercado segment of B3, has the highest level of corporate governance, whose model is based on the principles of transparency, equity, accountability and corporate responsibility. CPFL Energia's Corporate Governance structure is made up of the General Meeting, Board of Directors, its Committees and Commissions, Fiscal Council, Board of Executive Officers and Governance Secretariat. For more information about the corporate governance structure, access our Guidelines.

Páginas Relacionadas: Diretrizes de Governança Corporativa, Visão Geral de Governança

As Assembleias Gerais Ordinárias da Companhia ocorrem até o dia 30 de abril de cada ano para deliberar sobre os temas dispostos em lei, e extraordinariamente sempre que convocada pelo Conselho de Administração, Conselho Fiscal ou por acionistas, na forma da Lei.

Ademais, a Companhia usualmente realiza a convocação de suas Assembleias com 30 dias de antecedência, disponibilizando neste mesmo prazo aos seus acionistas a Proposta da Administração, Boletim de Voto à Distância (se aplicável) e Manual instruindo para participação nas Assembleias.

Páginas Relacionadas: Publicações de Assembleias e Reuniões, Orientação para Vota à distância

Os membros do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e do Comitê de Auditoria recebem, no último mês de cada exercício social, um questionário de avaliação para ser preenchido de forma individual.

A autoavaliação abrange 5 dimensões referentes ao órgão em si, conforme aplicável, como: (a) cumprimento do mandato em conformidade com as responsabilidades e propósito/atribuições do órgão; (b) composição e estrutura, avaliando se o conjunto de competências do órgão é adequado para cumprir sua missão, bem como se a estrutura de comitês está adequada para apoiar o Conselho em sua tomada de decisões; (c) processo e estrutura de apoio, analisando se os processos e estruturas de apoio disponíveis para o órgão atuam de maneira efetiva para o sucesso do negócio; (d) dinâmica e eficácia, avaliando como os membros atuam como grupo na tomada de decisões, se interagem uns com os outros e com os demais níveis gerencias de maneira efetiva; e (e) quão efetiva é a contribuição do órgão referente aos temas nos quais é envolvido. No que diz respeito aos aspectos individuais sobre a contribuição de cada membro para o funcionamento do órgão colegiado, o questionário traz: (a) questões referentes a contribuições individuais, nas quais são analisados questionamentos e recomendações feitos pelos membros individualmente; (b) engajamento e participação; e (c) competências individuais e perfil.

Além disso, os membros da Diretoria Executiva e dos demais Comitês de Assessoramento ao Conselho de Administração também recebem, no último mês de cada exercício social, um questionário de avaliação para ser preenchido de forma individual. Os resultados das avaliações são posteriormente divulgados aos respectivos membros de cada órgão da administração, com o objetivo de aprimorar cada vez mais o desempenho desses órgãos.

Páginas Relacionadas: Formulário de Referência

O capital social da Companhia é composto exclusivamente por ações ordinárias, dando direito ao voto e assegurando aa todos os acionistas o tag along de 100% em caso de alienação de controle acionário.

Páginas Relacionadas: Estatuto social

O Estatuto Social da Companhia regula a resolução de conflitos entre acionistas, membros da administração e membros do Conselho Fiscal por meio de arbitragem, perante a Câmara de Arbitragem do Mercado, na forma de seu regulamento. As Diretrizes de Governança Corporativa estabelecem também como responsabilidade dos agentes de governança, ou seja, indivíduos ou órgãos envolvidos no sistema de Governança Corporativa, tais como sócios, acionistas, auditores, Conselho de Administração e seus membros, Conselho Fiscal e seus membros, Diretoria e seus membros etc., prevenir e administrar situações de conflito de interesse ou divergência de opinião.

Páginas Relacionadas: Estatuto Social

Sim, a Companhia adota a prática de não cumulação de cargos de Presidente do Conselho de Administração e CEO, em atendimento ao disposto na Lei nº 6.404/76, Regulamento do Novo Mercado da B3 e as boas práticas de Governança Corporativa do IBGC.

Páginas Relacionadas: Diretoria Executiva, Conselhos e Comitês

A Diretoria Executiva e o Conselho de Administração da Companhia possuem Regimentos Internos próprios, aprovados pelos seus respectivos órgãos, os quais visam disciplinar o funcionamento e as interações destes com os agentes de governança da Companhia e de suas subsidiárias e afiliadas, em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.

Páginas Relacionadas: Regimento Interno, Visão Geral de Governança

A Companhia possui um rol extenso de políticas formalmente aprovadas pelo seu Conselho de Administração, as quais se encontram divulgadas no site de Relações com Investidores da Companhia, sendo estas: Política de Relacionamento com Partes Interessadas (Stakeholders), Política de Partes Relacionadas, Política de Sustentabilidade, Política para Contratação de Serviços de Auditoria Independente e Extra auditoria, Política de Negociação de Valores Mobiliários, Política de Distribuição de Dividendos, Política de Nomeação para Membros do Conselho de Administração, Diretoria Executiva e Comitês de Assessoramento, Política de Segurança da Informação, Política Anticorrupção, Política de Gestão Corporativa de Riscos, Política de Divulgação de Ato ou Fato Relevante, Política de Remuneração dos membros do Conselho de Administração, Diretoria Executiva, Comitês de Assessoramento e Conselho Fiscal além, dos Regimentos Internos dos órgãos e as Diretrizes de Governança Corporativa do Grupo CPFL, sendo tais documentos revisados sempre que necessário, visando a manutenção do alinhamento destes com as atuais práticas de mercado e legislações aplicáveis.

Páginas Relacionadas: Estatutos Sociais, Códigos e Políticas

A Companhia possui um Programa de Educação Continuada (“CEIP”) dos Executivos aplicável aos seus membros do Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva, que visa garantir aplicação das melhores práticas de governança corporativa, bem como a discussão de temas relacionados aos deveres e responsabilidades dos administradores do Grupo CPFL.

O Conselho de Administração atualmente é composto por 7 membros, eleitos pela Assembleia Geral Ordinária, para cumprimento de um mandato de 2 anos, ou seja, até a data da Assembleia Geral Ordinária que se realizará em 2025. Dentre os membros atualmente eleitos, destacamos a presença de 1 mulher e 2 conselheiros considerados como membros independentes, este último em conformidade com o Regulamento do Novo Mercado.

Páginas Relacionadas: Conselho de administração

A Companhia possui uma Política de Nomeação para membros do Conselho de Administração, da Diretoria Executiva e dos Comitês de Assessoramento, formalmente aprovada por seu Conselho de Administração, que possui como objetivo definir os procedimentos, diretrizes e critérios que deverão ser observados no processo de indicação de membros para os referidos órgãos. Dentre os elementos que estão descritos na Política de Nomeação, destaca-se a orientação de que as indicações considerem, na medida do possível, que a composição do órgão seja adequada ao porte e às necessidades da Companhia, observando, ainda, diversidade de conhecimento, de experiências de pessoas plurais, tais como Pessoas com Deficiência, mulheres, LGBTQIAP+, pessoas negras e de diferentes gerações e nacionalidades, para permitir que a Companhia se beneficie dos diferentes pontos de vista em um debate efetivo no processo de tomada de decisão de qualidade de seus órgãos de governança.

Páginas Relacionadas: Política de Nomeação

O Conselho de Administração determina as diretrizes gerais e estabelece políticas de negócios da Companhia, suas subsidiárias e afiliadas, sendo responsável pelas decisões estratégicas. Os deveres e responsabilidades específicos do Conselho são estabelecidos na lei, no Estatuto Social da Companhia e nas Diretrizes de Governança Corporativa. O Calendário Anual de reuniões dos órgãos da administração é elaborado em consonância com a necessidade e agenda dos membros e apresentado para conhecimento dos envolvidos.

Páginas Relacionadas: Visão Geral de Governança

O Conselho de Administração é assessorado por 5 (cinco) Comitês, sendo eles: (i) Comitê de Auditoria; (ii) Comitê de Partes Relacionadas; (iii) Comitê de Pessoas; (iv) Comitê de Finanças e Gestão de Riscos; (v) Comitê de Estratégia, Crescimento, Inovação e ESG, regidos de acordo com Regulamento Interno dos Comitês e Comissões de Assessoramento ao Conselho de Administração da Companhia e pelo Regimento Interno do Comitê de Auditoria.

De acordo com o Regulamento dos Comitês, cada Comitê é composto por pelo menos 3 (três) membros efetivos e até 3 (três) membros suplentes, que poderão substituir qualquer um dos membros efetivos, com exceção dos Comitês de Partes Relacionadas e Auditoria que não contarão com membro suplente.

O Regulamento dos Comitês estabelece um mandato de 2 (dois) anos, bem como estabelecem a forma de organização das reuniões, e as incumbências de cada Comitê.

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A Companhia possui o Comitê de Auditoria que subsidia o Conselho de Administração com informações, opiniões e propostas, para assegurar que os negócios e operações do Grupo CPFL sejam pautados por controles contábeis e financeiros íntegros e de qualidade, servindo como órgão auxiliar, consultivo e de assessoramento, sem poder decisório ou atribuições executivas. O Comitê é composto por 3 membros independentes, sendo 2 deles também membros independentes do Conselho de Administração, possuindo todos reconhecida experiência em questões contábeis societárias, atendendo ao Regulamento do Novo Mercado.

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