Pular para conteúdo

Biodiversidade

O Brasil abrange territórios que compõem uma exuberante diversidade biológica, constituindo uma rica teia de relações e dependências de animais, plantas e bens naturais, o que traduzimos como ECOSSISTEMAS. Estes sistemas são mantidos através das trocas de energias e matérias, entre todos estes componentes, como por exemplo a polinização de flores realizada por abelhas, a fotossíntese realizada pelas plantas, dispersão de sementes por aves ou mamíferos, e estas trocas resultam em SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS, ou SERVIÇOS AMBIENTAIS.

Cada região, é regida por características físicas que condicionam as configurações de como as paisagens são ocupadas pelos ecossistemas, que em suas similaridades e contraposições, constituem os diferentes BIOMAS.

O Grupo CPFL encontra-se distribuído em mais de dez estados brasileiros, o que proporciona contato efetivo com quatro biomas: Pampa, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.

Por este rico contexto, a CPFL assume a biodiversidade como elemento fundamental nos parâmetros de melhoria dos serviços ambientais (ecossistêmicos), e estes parâmetros são entendidos como responsabilidade condicional das operações das plantas de Geração de Energia Elétrica, na Linhas de Transmissão, nas Redes de Distribuição e demais Serviços prestados pela Companhia.

Nosso Compromisso com a Biodiversidade

O Grupo CPFL assume o compromisso de ASSEGURAR QUE SEJAM EVITADOS E MITIGADOS OS IMPACTOS DE NOSSAS OPERAÇÕES E CADEIA DE VALOR SOBRE A DIVERSIDADE BIOLÓGICA, INCLUINDO O ECOSSISTEMA, SUAS FUNÇÕES E SERVIÇOS, QUE DEVEM SER VALORIZADOS, MANTIDOS E APRIMORADOS, ALÉM DE BUSCAR PROMOVER A RESTAURAÇÃO DE ECOSSISTEMAS FRAGILIZADOS.

Este compromisso alinha-se com as principais normas e diretivas nacionais e internacionais voltadas à proteção e valorização da biodiversidade. Destacam-se entre os alicerces deste compromisso as recomendações do Marco Global de Kunming-Montreal da Diversidade Biológica (Marco Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal | As Nações Unidas no Brasil), bem como as recomendações da Taskforce for Nature-related Financial Disclosure (The Taskforce on Nature-related Financial Disclosures) e as Metas Nacionais de Biodiversidade para 2030 (Estratégia e Planos de Ação Nacionais para a Biodiversidade - EPANB).

Princípios de Atuação

Nossos princípios de atuação

Os princípios gerais deste compromisso estão alicerçados sobre o comprometimento em promover uma coexistência harmoniosa entre nossas atividades e a natureza, buscando cumprir rigorosamente a legislação ambiental vigente, assegurando a identificação, mitigação e gestão dos riscos e impactos ambientais em nossas operações e cadeia de valor.

Além disso, conduzimos diversas modalidades de compensação ambiental, priorizando aquelas que trazem impactos positivos à biodiversidade e às comunidades locais. Realizamos estudos e pesquisas contínuas para aprofundar nosso conhecimento sobre a diversidade biológica nas áreas onde atuamos, potencializando nossas ações de proteção, conservação e recuperação ambiental.

Juntos, trabalhamos para um futuro mais sustentável e equilibrado!

Para isso, nosso Compromisso com a Biodiversidade se estrutura sobre cinco princípios:

 

  • Avaliação, prevenção e mitigação de impactos negativos sobre a biodiversidade;
  • Monitoramento dos impactos sobre a biodiversidade;
  • Conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos e promoção de iniciativas de restauração;
  • Educação e sensibilização sobre biodiversidade;
  • Engajamento com a cadeia de suprimentos e desenvolvimento de parcerias para conservação e proteção da biodiversidade;

 

Divulgação

No ano de 2025, quando será realizada a 30ª conferência das Partes (COP30 Brasil Amazônia - Português (Brasil)), da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), celebram-se trinta e três anos da realização da ECO-92 (United Nations Conference on Environment and Development, Rio de Janeiro, Brazil, 3-14 June 1992 | United Nations), quando a Organização das Nações Unidas conduziu a Conferência sobre o Meio Ambiente.

Naquele ano, foi instituída a data de 22 de maio como Dia Internacional da Biodiversidade, com a finalidade de conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se conservar e proteger a diversidade de vida no planeta.

Com intuito de celebrar neste ano de importantes discussões sobre a sustentabilidade do planeta Terra, o Grupo CPFL lança seu Compromisso com a Biodiversidade, no dia 22 de maio, tornando público o estabelecimento de seus princípios e diretrizes, marco fundamental para a contribuição do Grupo com a sustentabilidade da organização e das comunidades nas quais operamos.

Saiba mais clicando aqui.