Mudanças Climáticas
As mudanças climáticas já são uma realidade, com efeitos perceptíveis em todo o planeta. Eventos extremos, como enchentes, estiagens prolongadas e ondas de calor, têm se intensificado, gerando impactos diretos sobre a sociedade, a economia e as operações das empresas. O setor elétrico, altamente dependente de recursos naturais, é especialmente vulnerável a esses eventos climáticos, como evidenciado pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024.
Foi firmado em 2015, durante a COP21, o Acordo de Paris, com o objetivo de manter o aumento da temperatura média global bem abaixo de 2°C, buscando esforços adicionais para limitá-lo a 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais. Em 2024, durante a COP29, o Brasil anunciou sua nova Contribuição Nacionalmente Determinada (iNDC, na sigla em inglês), comprometendo-se a reduzir entre 59% e 67% até 2035, em comparação aos níveis de 2005.
A CPFL Energia, por sua vez, também assumiu metas ambiciosas: reduzir 56% das emissões absolutas até 2030, considerando como base o inventário de 2021, e atingir a neutralidade de carbono a partir de 2025, por meio de ações de mitigação e compensações voluntárias. Esse compromisso está integrado ao Plano ESG 2030 da companhia, que passou a incluir também um novo compromisso voltado à resiliência climática, como resposta aos riscos crescentes associados aos eventos extremos.
Ao mesmo tempo em que enfrentamos riscos operacionais — como o impacto da seca na geração hidrelétrica e os danos à infraestrutura causados por chuvas intensas —, o cenário climático também abre oportunidades para inovação e geração de valor. Entre elas, destacam-se: a ampliação da geração por fontes renováveis, o avanço de soluções em mobilidade elétrica, a comercialização de créditos de carbono e I-RECs, o desenvolvimento de soluções de eficiência energética, dentre outras.
Essas ações reforçam o posicionamento da CPFL como agente ativo na transição para uma economia de baixo carbono, com foco em sustentabilidade, inovação e resiliência.
Nossa jornada contra as Mudanças Climáticas
Em 2021, lançamos a primeira versão do documento “Nossa Jornada frente as Mudanças Climáticas”, com o objetivo de dar maior transparência à evolução do nosso modelo de gestão climática e às práticas de mitigação e adaptação adotadas pela companhia diante da transição para uma economia de baixo carbono. Desde então, o conteúdo vem sendo atualizado anualmente.
A versão mais recente, publicada em 2025, reflete os avanços promovidos pelo Plano ESG 2030, e detalha os riscos físicos e de transição associados às mudanças climáticas que impactam nossos negócios, apresenta as metas e métricas de monitoramento de emissões de gases de efeito estufa (GEE), e as principais iniciativas de descarbonização em curso. Também explicita como a CPFL engaja sua cadeia de valor, incluindo fornecedores e parceiros, no enfrentamento da crise climática e na construção de soluções de baixo carbono para clientes e comunidades.
Quatro Frentes de Atuação
Para fazer frente às mudanças climáticas, avaliamos e implementamos diferentes ações para a adaptação dos negócios e a mitigação de impactos relacionados às nossas atividades, em especial a emissão de gases de efeito estufa. Nossas iniciativas são centralizadas em quatro frentes de atuação, desdobradas em ações e orientações para a execução dos projetos
Gestão das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)
A CPFL Energia realiza, anualmente, o inventário de suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), acompanhando de forma sistemática o volume de emissões decorrente de suas atividades. O inventário é elaborado conforme as diretrizes do Programa Brasileiro GHG Protocol, com base em metodologias internacionalmente reconhecidas, e é verificado por terceira parte independente acreditada pelo Inmetro, garantindo sua robustez e credibilidade. Os dados são públicos e registrados no Registro Público de Emissões, com a obtenção do Selo Ouro desde 2011.
O inventário contempla os Escopos 1, 2 e 3, segregados por unidades de negócio (geração, transmissão, distribuição e soluções), e considera indicadores de intensidade, como emissões por energia gerada, distribuída e receita operacional líquida.
Para mais informações quantitativas sobre nosso inventário, consulte nossos principais reportes: Registro Público de emissões, Relatório Anual e Nossa jornada frente as mudanças climáticas
Gestão de riscos e oportunidades climáticas
Para fazer a gestão dos riscos e oportunidades climáticos, desenvolvemos um Mapa que consolida os principais impactos que estamos susceptíveis, como alterações em parâmetros físicos do clima e mudanças em regulações, além das principais oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Reportamos esse mapa, bem como outras ações, no CDP. Com base nos dados reportados por meio do questionário sobre Mudanças Climáticas de 2024, do CDP, a CPFL Energia obteve nota ‘A-’.
Inovação
A inovação é uma alavanca estratégica para o crescimento dos nossos negócios e a diversificação do portfólio da CPFL Energia. Atuamos por meio de frentes estruturadas, como o programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) regulado pela ANEEL, e de iniciativas integradas ao Plano ESG 2030, com foco na sustentabilidade, digitalização e transição energética. Também conduzimos projetos com foco em mitigação e adaptação às mudanças climáticas, especialmente no contexto da geração renovável e da distribuição de energia. Esses projetos contribuem diretamente para os compromissos de redução de emissões e de aumento da resiliência climática previstos no nosso Plano ESG 2030.
Soluções para a transição energética
Faz parte do nosso compromisso com a agenda do desenvolvimento sustentável a oferta de soluções que apoiem nossos clientes na transição para modelos produtivos menos intensivos em carbono. Investimos, por exemplo, em projetos que geram créditos de carbono para compensar emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Atualmente, contamos em nosso portfólio com 11 projetos, registrados tanto no mercado regulado (MDL) quanto no mercado voluntário (VCS). Outro produto que oferecemos, por meio da CPFL Soluções, são os Certificados de Energia Renovável (I-RECs), que asseguram aos clientes do mercado livre a compra de energia a partir de fontes renováveis. Atualmente, temos 44 projetos registrados para a comercialização dos I-RECs.
CPFL Soluções
Engajamento e divulgação
Participamos de diversas iniciativas nacionais e internacionais relacionadas às mudanças climáticas, com o objetivo de fomentar as melhores práticas de gestão, transparência e descarbonização. Essas adesões reforçam o nosso compromisso com a agenda climática e estão diretamente conectadas ao nosso Plano ESG 2030.
Em 2018, nos tornamos signatários da Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD). Essa iniciativa orienta organizações a avaliarem e reportarem os riscos físicos e de transição climática que podem impactar seus negócios, promovendo maior transparência e qualidade de informação para financiadores, seguradoras, investidores e demais stakeholders.
Além da TCFD, participamos de outras frentes relevantes, como:
- CDP (Carbon Disclosure Project), onde reportamos anualmente nossas ações climáticas;
- Pacto Global da ONU, com destaque para o Movimento Ambição Net Zero;
- Rede Brasil do Pacto Global, que estimula o avanço da descarbonização nas empresas brasileiras.
Essas iniciativas contribuem para o fortalecimento da governança climática, a integração dos riscos ambientais na estratégia corporativa e o alcance das metas de neutralidade de carbono assumidas pela CPFL.