Pular para conteúdo

Plano ESG 2030

Para reforçar o compromisso do Grupo CPFL com a Sustentabilidade e as práticas ESG, lançamos, em novembro de 2022, o “Plano ESG 2030” da CPFL Energia, que traz diretrizes e estratégias para que possamos fornecer energia sustentável, acessível e confiável em todos os momentos, tornando a vida das pessoas mais segura, saudável e próspera nas regiões onde operamos. Nosso objetivo é impulsionar a transição para uma forma mais sustentável e inteligente de produzir e consumir energia, maximizando os nossos impactos positivos na sociedade.

O Plano ESG 2030 é composto por 23 compromissos, organizados em quatro pilares, que sustentam a maneira como conduzimos nossos negócios e executamos nossa estratégia: Soluções renováveis e inteligentes, Operações sustentáveis, Valor compartilhado com a sociedade e Atuação segura e confiável. Afinal, para a CPFL Energia, além de entregar os resultados, é essencial cuidar do “como” os entregamos.

planos de sustentabilidade

Soluções renováveis e inteligentes

Até 2030, 100% do nosso portfólio de geração de energia será renovável. No segmento, este já é nosso foco exclusivo de investimentos desde 2010 e avançamos mais um passo rumo à economia de baixo carbono. Hoje, contamos com uma estrutura de hidrelétricas (UHEs, PCHs e CGHs), usinas de biomassa, parques eólicos e uma planta solar que já contribui com esse perfil de emissões, e estamos estudando a viabilidade de tecnologias de hidrogênio verde para o nosso negócio.

Nosso modelo de negócios já possui um perfil de baixas emissões e, a partir de 2025, seremos carbono neutro, enquanto mantemos os esforços para minimizar os impactos negativos sobre as mudanças climáticas com a redução de 56% das nossas emissões totais até 2030, em relação às emissões de 2021.

Em paralelo, ampliar a eletrificação da frota técnica operacional pesada, considerando os caminhões com cesto aéreo, é um dos esforços que contribuem nesse desafio e continuaremos os estudos em mobilidade elétrica, iniciados em 2007, para avançarmos ainda mais neste tema.

Para além nas nossas atividades, queremos apoiar outras empresas na jornada de descarbonização, por isso, por meio da CPFL Soluções, oferecemos créditos de carbono, certificados de energia renovável (I-RECs) e outras soluções integradas aos clientes. Tudo isso será realizado junto à estratégia para promover e implementar soluções de energia inteligente (smart energy).

A conectividade digital entre pessoas e equipamentos, proporcionada pela evolução das tecnologias, tem levado a uma mudança de paradigmas e a transformações no setor elétrico e, nesse sentido, temos investido significativamente em expansão, automação, modernização e inovações visando maior eficiência, qualidade e robustez da rede, o que também contribui para nossos objetivos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Operações Sustentáveis

Em todas as nossas operações, buscamos a menor pegada ambiental possível, mantendo altos padrões de qualidade e eficiência.

Temos avançado continuamente no uso consciente dos recursos naturais com ações estruturadas de ecoeficiência em nossas instalações (água, energia e resíduos), além do compromisso de eliminar gradualmente o plástico de uso único em nossas atividades administrativas.

Vamos fortalecer ainda mais as diretrizes de atuação visando conservar e potencializar nosso impacto positivo na biodiversidade. Em cada ação, primeiro pensamos em como evitar ou minimizar ao máximo os riscos e impactos negativos e, além das compensações, buscamos formas de maximizar a criação de valor para o meio ambiente e a sociedade.

Outra importante forma de promover operações cada vez mais sustentáveis é ampliando nossa atuação sob a perspectiva de circularidade, com a reforma de equipamentos e destinação de componentes de rede para reciclagem ou cadeia reversa. Já possuímos um negócio estruturado no conceito da economia circular dentro do Grupo CPFL, que vem expandindo ao longo dos anos, e que mitiga de forma considerável o nosso volume de resíduos no meio ambiente.

Valor compartilhado com a sociedade

Entendemos que é essencial gerar, além de energia, ações de valor compartilhado com a sociedade e com a nossa cadeia de valor. No Grupo CPFL, promovemos uma cultura orientada para o cliente, buscando a sua satisfação com a qualidade da energia e do atendimento. Mas nossos objetivos vão além da geração, transmissão, distribuição de energia e dos serviços que prestamos.

Acreditamos no valor da diversidade e da equidade, trabalhamos para criar uma cultura inclusiva e aumentar a representatividade da sociedade dentro de nossos times. Esta é uma jornada constante, por isso, reconhecemos nossas importantes conquistas, bem como a necessidade de avançarmos ainda mais junto com a sociedade.

Queremos ser parte da solução para os desafios sociais das comunidades. Por meio do Instituto CPFL e de investimentos socioambientais no entorno das operações e em ações de eficiência energética direcionadas à população de menor renda, nosso foco é maximizar a transformação local, gerando impactos positivos e duradouros.

Beneficiamos hospitais públicos que prestam serviços essenciais para a população, com os recursos de eficiência energética (PEE). Instalamos painéis fotovoltaicos para autogeração, lâmpadas e equipamentos mais eficientes, além de ações voltadas à humanização do atendimento aos pacientes. A economia com a conta de energia pode ser revertida para melhorar a própria prestação do serviço de saúde.

Também avançamos em nosso compromisso com o desenvolvimento da cadeia de suprimentos. Cada vez mais, vamos promover compras sustentáveis e valorizar parceiros alinhados com a nossa estratégia ESG. Até 2030, nosso objetivo é atingir, pelo menos, 85% de nossos investimentos com empresas que apresentam práticas avançadas em sustentabilidade. Caminharemos juntos e juntas e, além de avaliar, vamos desenvolver e reconhecer as empresas alinhadas à nossa jornada.

Atuação segura e confiável

É nosso dever promover a cultura de segurança, de cuidado com as nossas pessoas e responsabilidade.

Nosso compromisso inegociável com a segurança visa fortalecer a cultura no tema para atingir zero fatalidades e inclui projetos de conscientização, prevenção e redução de riscos para todas as pessoas. Associado a isso, temos como compromisso a realização de ações para promover ambientes saudáveis de trabalho, com ações voltadas para a saúde mental e a qualidade de vida, com ações específicas para esse fim.

Adotamos práticas diferenciadas de governança corporativa, baseadas nos princípios de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade. Contamos com o engajamento dos colaboradores em nosso Programa de Integridade, incluindo a aplicação dos princípios, diretrizes e orientações do nosso Código de Conduta Ética, e nas práticas direcionadas à segurança e proteção de dados.

Nossos compromissos públicos

Dentro dos quatro pilares do Plano ESG 2030, assumimos 23 compromissos voluntários norteados pelo Plano Estratégico da Companhia e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Identificamos nossas maiores oportunidades para alcançarmos esses objetivos e, assim, potencializá-las com planos de ação e investimentos mais relevantes. Anualmente, esses compromissos são atualizados durante o ciclo de elaboração do Plano Estratégico do Grupo CPFL.

Conheça aqui os 23 compromissos públicos vigentes em 2024:

planos de sustentabilidade2

Imagem: Revisão 2024 do Plano ESG 2030

Saiba mais sobre nossa atuação em sustentabilidade e práticas ESG clicando aqui para acessar nosso Relatório Anual e aqui para conhecer nossa jornada contra as mudanças climáticas.

*Para a elaboração do Relatório Anual, utilizamos as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), da Value Reporting Foundation (Relato Integrado), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os Princípios do Pacto Global da ONU. Nosso Relatório também é apresentado como Relatório Socioambiental para a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

A evolução da Sustentabilidade na CPFL Energia

A CPFL inclui a Sustentabilidade há mais de 20 anos em suas atividades. Com a criação do Instituto CPFL em 2003, as ações pontuais de apoio à comunidade, se tornaram programas estruturados de investimento social privado. Em 2013, a Sustentabilidade passou a ser impulsionadora do Planejamento Estratégico e, em 2014, foi criada a primeira versão da Plataforma de Sustentabilidade, ferramenta de gestão de indicadores e metas relacionadas a impactos e riscos sociais, ambientais e econômicos da CPFL. 

Com o desafio de fortalecer a integração da Sustentabilidade com a Estratégia da Companhia, em 2020 foi criado o Plano de Sustentabilidade 2020-2024, composto por 15 compromissos públicos organizados em 3 pilares: Energias Sustentáveis, Soluções Inteligentes e Valor Compartilhado. Esses compromissos foram rapidamente alcançados, dando espaço para a criação de um novo plano mais abrangente e ambicioso, o Plano ESG 2030. Construído ao longo de 2022 e alinhado ao roadmap do Planejamento Estratégico, a nova estratégia ESG foi validada com a liderança e os stakeholders internos em novembro de 2022. Os compromissos não finalizados do Plano de Sustentabilidade 2020-2024 foram incorporados aos compromissos do novo plano, para mantermos uma atuação contínua.

O Plano ESG 2030 é composto por 23 compromissos, organizados em 4 pilares: Soluções Renováveis e Inteligentes, Operações Sustentáveis, Valor Compartilhado com a Sociedade e Atuação Segura e Confiável. Ele entrou em vigor em 01 de janeiro de 2023, e é atualizado anualmente, de forma integrada ao Planejamento Estratégico da Companhia. Seu monitoramento periódico é realizado pelo Comitê de Sustentabilidade, pela Diretoria Executiva, pelo Comitê de Estratégia, Crescimento, Inovação e ESG e pelo Conselho de Administração.

planos de sustentabilidade2

Fechamento do Plano ESG 2030.

Seguindo nossa relação de transparência e o compromisso com nossos investidores e investidoras, apresentamos abaixo o fechamento do ano de 2023, referente ao Plano ESG 2030. 

 

Compromisso Plano ESG 2030 Status do Fechamento 2023
1. Gerar energia 100% renovável até 2030. 95,84% da capacidade instalada é composta de fontes renováveis.
2. Ser carbono neutro a partir de 2025¹, reduzindo 35%² das emissões dos escopos 1, 2 e 3 até 2030. 53,35% de redução nas emissões dos escopos 1, 2 e 3 em relação ao ano-base 2021. A neutralização das emissões ocorrerá a partir de 2025.
3. Oferecer soluções de baixo carbono para nossos clientes, com metas anuais de receitas de I-RECs e de créditos de carbono. O volume de vendas de soluções de descarbonização, como créditos de carbono, ficou abaixo do planejado para o ano de 2023. Estamos acompanhando os avanços do mercado e buscando as melhores estratégias de atuação para 2024.
4. Alcançar pelo menos 15% de eletrificação da Frota Técnica Operacional do Estado de São Paulo³ até 2030. 100% da frota técnica operacional no município de Indaiatuba (SP) já está eletrificada. O plano de descarbonização da frota foi aprovado pelo Conselho de Administração em 2023.
5. Investir pelo menos R$ 40 milhões em tecnologias de hidrogênio verde até 2030 Em 2023, o investimento para viabilizar tecnologias de hidrogênio verde totalizou R$ 740 mil.
6. Alcançar pelo menos R$ 560 milhões em investimentos em soluções inteligentes de energia até 2027. Em 2023, o investimento total em soluções smart energy foi de R$ 150,8 milhões.
7. Consolidar o programa de gestão de ecoeficiência da CPFL, estabelecendo metas até 2024 para promover o consumo consciente de energia e água, e reduzir o envio de resíduos para aterros sanitários4 Os consumos de água e de energia e a geração de resíduos comuns foram monitorados ao longo de 2023 para criar a linha de base que suportará o programa de gestão da ecoeficiência em 2024
8. Eliminar gradualmente os plásticos de uso único em nossas unidades administrativas até 2025. Em 2023, realizamos o mapeamento dos plásticos a ser eliminados, a estruturação da baseline e o planejamento dos planos de ação.
9. Criar a Política de Biodiversidade da CPFL até 2025 para maximizar os benefícios e o valor gerados por nossas operações para o meio ambiente e a sociedade. Avançamos conforme o cronograma previsto para a estruturação de processos que sustentarão a política e a quantificação de impactos positivos para a biodiversidade.
10. Reformar pelo menos 70 mil equipamentos de rede elétrica5 até 2030. 12,1 mil equipamentos foram reformados na Reformadora da CPFL Serviços apenas em 2023.
11. Garantir 100% dos principais componentes da rede destinados a reciclagem ou sistemas de cadeia reversa. Em 2023, 100% dos principais componentes (alumínio, ferro, cobre, aço, plástico, porcelana) foram destinados para sistemas de reciclagem ou cadeia reversa.
12. Investir pelo menos R$ 230 milhões em projetos socioambientais que maximizem a transformação das comunidades até 2030. O investimento realizado em 2023 totalizou R$ 52,7 milhões, quase 30% acima da meta estabelecida para o ano.
13. Investir R$ 140 milhões em iniciativas de eficiência energética em hospitais públicos até 2025. R$ 61,8 milhões foram investidos em ações de eficiência energética, beneficiando 81 hospitais com projetos concluídos e mais 52 em andamento.
14. Ter 30% de mulheres em cargos de liderança até 2030 e trabalhar continuamente para aumentar a diversidade e a representatividade. Encerramos o ano de 2023 com 21,79% dos cargos de liderança ocupados por mulheres, abaixo do objetivo traçado para o ano (22,22%). Ainda assim, alcançamos um aumento de 3,5% de representatividade de mulheres na liderança em relação ao ano anterior.
15. Avaliar 100% dos fornecedores críticos em critérios de sustentabilidade6 e atingir pelo menos 85% de nossos gastos7 com empresas que apresentam práticas avançadas em sustentabilidade até 2030 90,4% dos fornecedores críticos foram avaliados com base em critérios de sustentabilidade no ano de 2023 e 59,7% dos gastos foram direcionados para fornecedores com práticas avançadas em sustentabilidade, em linha com a meta estabelecida para o período.
16. Manter pelo menos 90% dos atendimentos por canais digitais. 90,3% dos atendimentos foram realizados por meio dos canais digitais.
17. Manter pelo menos 1 distribuidora entre as 3 melhores no IASC – Índice de Satisfação do Consumidor da ANEEL. 2 distribuidoras (CPFL Santa Cruz e RGE) foram classificadas entre as três melhores no IASC em 2023.

18. Fortalecer a cultura de segurança para atingir zero fatalidades, reduzir a frequência e a taxa de gravidade dos acidentes envolvendo colaboradores, colaboradoras e prestadores de serviços.

Apesar de grandes avanços no fortalecimento da cultura de segurança, não atingimos uma das quatro metas estabelecidas para os indicadores de segurança da força de trabalho.
19. Investir R$ 50 milhões em projetos de conscientização e redução de riscos8 para a população até 2030. Investimos R$ 3,9 milhões no programa Arborização + Segura e R$ 3,4 milhões no programa Guardião da Vida em 2023.
20. Promover um ambiente de trabalho saudável, aumentando a conscientização sobre o bem-estar mental e estabelecendo ações de apoio para nossos colaboradores e colaboradoras. Em 2023, criamos o Grupo de Saúde Mental e aderimos ao movimento Mente em Foco, promovido pelo Pacto Global da ONU.
21. Garantir 100% dos colaboradores e colaboradoras? treinados no Programa de Integridade. 100% dos profissionais foram treinados por meio de capacitações e-learning.
22. Treinar 100% dos colaboradores e colaboradoras administrativos¹° em segurança e proteção de dados. 100% dos profissionais foram treinados por meio de capacitações e-learning.
23. Buscar continuamente as melhores práticas de prestação de contas, transparência, equidade e responsabilidade. Em 2023, avançamos na avaliação e na identificação de oportunidades de melhoria relacionadas às nossas práticas de accountability, transparência e responsabilidade corporativa.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.